Embaixadores da Saúde 2017

No dia 16 de maio de 2017, realizou-se o VII Fórum de Embaixadores da Saúde do concelho de Almada. De entre as várias temáticas trabalhadas durante o ano letivo, os alunos da Turma Embaixadora (P51, 1º ano TAL) escolheram a dos Afetos e Relações Interpessoais, cuja apresentação se centrou na importância do autoconceito positivo na prevenção da adesão a jogos como o Baleia Azul.

Os alunos abraçaram o desafio que lhes foi proposto pela Professora Embaixadora e, corajosamente, sem máscaras, subiram ao palco para se apresentarem e revelarem os seus próprios problemas de saúde, perturbações da aprendizagem, traços da sua personalidade, características físicas, relações inter-raciais, relações de namoro violentas e homossexualidade.

O grupo sensibilizou os presentes para a importância do autoconhecimento e da autoaceitação como pontos de partida para se estar bem consigo próprio; e relembrou a importância de uma salutar rede familiar e de amigos, que prenda a pessoa à vida e a impeça de se perder no mar das “baleias azuis”.

A apresentação emocionou d​​e tal forma a assistência que, no final, houve crianças e jovens que procuraram os nossos alunos para abraços, para partilharem a sua emoção ou, simplesmente, para lhes darem os parabéns pela coragem. Também as professoras das outras escolas expressaram a sua admiração pelos nossos alunos e pelo trabalho realizado na EPED, ao nível da Educação para a Saúde.

***

«Quando a professora Bárbara nos falou da sua ideia, toda a turma aceitou mas tínhamos algum receio do que íamos dizer. Quando subi ao palco senti uma energia diferente. Quando todas as pessoas do público se calaram para nos ouvir foi algo mágico e fantástico que se calhar nunca irei sentir (nem mesmo cantando num coro). Senti liberdade para mostrar quem eu sou e os meus defeitos. Depois de sair daquele palco senti-me mais leve e mais confiante. As pessoas adoraram a apresentação, a nossa união como turma e a coragem por contarmos os nossos “segredos”. Fizemos muitos amigos neste evento cheio de emoções. Adorei esta apresentação porque sei que cada pessoa que esteve naquele local sentiu  aquilo que queríamos transmitir.» Mariana Rosa, P51

Faça o primeiro comentário a "Embaixadores da Saúde 2017"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*